sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Carrapatos a Temida Praga do Verão!!!!

Calma pessoal não olhem para os lados nem começem a se coçar são simples ácaros que podem estar na sua cerca, no seu muro na casinha do cachorro ou no seu sofá por isso com a chegada do verão aumente a vigilância em seus gatos e também nos cachorros porque esses bichinhos pequenos transmitem doenças e várias doenças diga-se de passagem.
Ele são seres hematófagos ou  seja se alimentam de sangue,  CALMA  não desmaia não é eu falei sangue mesmo aquele vermelho que eu,você e nossos queridos bichinhos temos correndo nas veias,  de novo CALMA não precisa sair correndo para ver se seu gato esta seco estirado no chão sem sangue eu disse que é um carrapato e não um vampiro hehehehhehehehe.
Bom vamos deixar de brincadeira e entrar no assunto sério mesmo,  os carrapatos são artrópodes da familia dos ácaros,  são vetores de muitas doenças causadas por vírus,bactérias,protozoários  e  riquétsias.
Carrapatos geralmente tem forma oval e quando em jejum são planos  no sentindo dorso ventral, como? uma panqueca hehehhehehehhe,  porem ai se alimentarem ficam convexos ou até na forma esférica,  sua carapaça é um exoesqueleto ou seja dura.
O cararapato que mais atinge gatos é o carrapato-vermelho-do-cão,  este pode transmitir a babesiose, doença grave em cães o carrapato vermelho é comum em gatos tambem mas não causa doenças só anemia, é controlado por meio de pesticidas e retirada dos carrapatos dos animais.
Algumas  receitas caseiras para acabar com o carrapato!!!! Fim para eles.
* 100 gr de fumo e 1(hum) litro de agua:  misturar tudo e lavar o animal e o ambiente com a mistura.
*1 lata de coca-cola e vinagre: dar banho no animal.
*Banho  com folhas de neen encontrada em casas de produtos naturais.

Há tambem remédios receitados por veterinários mas nem todo mundo pode comprar um remédio dai fica a dica da receita caseira.
Qualquer duvida só perguntar tá ?!
ALERTA TOTAL PESSOAL!!!!!!   










Até a próxima!!!
 Muitos beijos e muitos ronronados.
##### =^..^= #####
(vou manter meu gato longe dele kkk)

terça-feira, 27 de setembro de 2011

O Gatil da Marli Curtinaz!!!!!!

 Nome:Marli  Curtinaz
Idade:  Não revelado kkkkkk
Data de nascimento:19 de dezembro  
Signo: Sagitário
Mora em Porto Alegre no Rio Grande do Sul.
Natural de Porto Alegre mesmo.
Mora na casa dela no terreno dos pais dela.
Religião:Católica

Citação favorita: Lembrança é quando mesmo sem autorização,  seu pensamento representa um capitulo!
Animais de quem é tutora: 16 gatos todos  S R D ,como ela mesmo ressaltou para mim.
A maioria vitima de abandono e maus tratos.
 Bom o que falar dela:
Pessoa querida demais,  amiga que você deve conservar e nunca perder, protetora de animais sem  igual dedicada ao maximo a seus bichos, pessoa especial que tem um amor enorme pelos animais e que disse que esta sempre cuidando para não adotar mais um ( Mas tem o Jola ainda kkkkk),  capaz de mover céus e terras por causa de seus animais , bom palavras não podem definir ela vamos deixar que as imagens falem por si só. 

Essa é a nossa querida amiga Marli!!!
Obrigada por participar do meu blog.



Muitos beijos e muitos ronronados
Até a próxima.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Catnip ou Erva de Gato.

Erva do gato ou  Catnip é uma planta parecida com a hortelã com flores roxas esbranquiçadas seu nome científico é Nepeta cataria. A Catnip, como é conhecida internacionalmente, tem nas suas folhas uma substância chamada Neptalactone, que age sobre o cerébro do seu gato, mais especificamente no Órgão do Jacobson que fica situado no céu da boca dos nossos bichanos. 
A erva de gato age no cérebro dos gatinhos, libera seu instinto de caçador,normalmente eles  ficam eufóricos e procuram caçar ratos invisíveis, ressalto aqui a catnip não é uma droga é usada praticamente em todos os  brinquedos dos felinos, principalmente em arranhadores para que os mesmos se sintam bem e associem que arranhar o arranhador deixa eles felizes.
Se você tem problemas com os gatos destruindo seu sofá mordendo suas visitas e você compre um vasinho de erva de gato ou mesmo a erva desidratada coloque em almofadas em cachepos e veja a mudança os gatos que normalmente são irrequietos e sem sossego ficam calmos e felizes.  
A erva de gato tambem é usada para chás com propriedades de auxiliar no combate a insonia e a flatulência, estão ai podemos perceber ela não é boa só para nossos bichanos mas também para nós humanos.
E  o melhor essa planta não é prejudicial a saúde de nossos gatos , pois há plantas que podem matar um  gato adulto como certas espécies de lirios, por isso pessoal cuidado com a planta que você tem em casa.




Seu gato vai ficar preguiçoso assim. 

 Muitos  beijos e muitos ronronados.

sábado, 24 de setembro de 2011

FLUTD- Doença do Trato Urinário Inferior Dos Felinos.

     Essa enfermidade compreende várias desordens do trato urinário inferior dos felinos(uretra,ureteres e bexiga), atinge menos de 1% de toda população felina mundial.
        Antigamente era conhecida como SUF ( síndrome urológica felina), necessita de exame apurado pois é comum ser confundida com outras doenças.
Sinais clínicos mais frequentes:
*Hematúria: presença de sangue na urina
*Disúria: dor ou dificuldade de urinar
*Polaquiúria: urinam muitas vezes ao dia e em pouca quantidade.
*Obstrução uretral:presente ou não.
*Permanecem muito tempo em posição de micção( em posição para urinar).

Fatores que contribuem para o aparecimento da doença:
-Idade:muito frequente em gatos jovens entre dois e cinco anos.
-Sexo:a probabilidade é igual para machos e fêmeas porem, devido a anatomia da uretra do macho( longa e estreita),a propensão do aparecimento da forma obstrutiva da doença é maior e geralmente ocorre na porção peniana da uretra. As fêmeas por possuírem a uretra mais curta e larga não tem menor probabilidade de desenvolver a doença na forma obstrutiva.
-Sedentarismo:animais com pouca atividade física podem ficar obesos, ingerir menor qualidade de água e procurar menos vezes a caixa sanitária para fazer suas necessidades.Isso leva a uma maior concentração de de urina, predispondo então a maior precipitação de cristais.
-Dietas:a qualidade do alimento fornecido, bem como a forma pela qual é administrado, são de extrema importância para a prevenção dessas doenças. O alimento deverá ter um rigido controle dos minerais , possuir alto grau de digestibilidade e ainda assim possuir todos os nutrientes necessários ao desenvolvimento e manutenção dos animais.
Tipos de FLUTD:
*Tampões uretrais: são precipitados desorganizados compostos de uma matriz coloidal(de natureza desconhecida), associados a quantidades variadas de material cristalóide, responsável por 22% dos casos.
*Urolitiase: Conhecida por cálculo, responsável por 23% dos casos, é representada pela formação de urólitos, concreções organizadas, macroscópicas, policristalinas e compostas primariamente de cristalóides orgânicos e inorgânicos. Essas substâncias aglomeram-se e formas os já conhecidos cálculos, na maioria das vezes de estruvita ou oxalato de cálcio.
     O PH urinário é um dos fatores de suma importância para a detecção do tipo de urólitos. ambos tampões e urólitos, apresentam sintomatologia bastante semelhantes, porem tratamentos totalmente diferentes.















Cálculos urinários em um felino!

Lembro de novo que a qualquer sintoma da doença procurem um veterinário pois só ele vai poder receitar o tratamento adequado para cada caso.

Até a próxima.
Muitos beijos e muitos ronronados.


quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Em homenagem ao meu amado Róger.


Já faz algum tempo que eu sumi, meu nome era Róger um menino carinhoso demorei para amansar mas depois fiquei carinhoso e muito grudento com a minha tia Isa, até que um dia eu sumi não sei até hoje o que houve mas as lembranças ficaram. 
Prefiro acreditar que ele morreu, que tenha tido uma morte calma e serena, prefiro não pensar que ele foi alvo da maldade humana espero sinceramente que ele não foi judiado que Deus o levou para junto dele e ele esta bem agora, hoje a tarde lendo alguns textos no meu facebook encontrei hoje será a homenagem ao meu menino.


Pequena Elegia 

Por Nelson Archer


Gatos não morrem de verdade:
Ele se se reintegram no ronronar da eternidade.

Gatos jamais morrem de fato:
Suas almas saem de fininho atrás de algum rato.

Gatos não morrem:
Sua fictícia morte não passa de uma forma mais refinada de preguiça.

Gatos não morrem:
Rumam a um nível mais alto, é que eles galho a galho, sobem em uma árvore invisível.


Em Homenagem A Você Meu Amado Róger.
Para Sempre Em Minhas Lembranças.


terça-feira, 20 de setembro de 2011

Raça do mês: Siamês.

         Quem nunca viu e se apaixonou por um gato que tem uma mascara e as patas e rabo de outra cor?  Eles são simplesmente amados e inesquecíveis de quem estou falando???Dos gatos siamêses, vamos falar mais sobre eles.
       Sua origem não é bem exata acredita-se que sejam originários do Sudoeste Asiático,mais especificamente o Sião hoje atual Tailândia, eram os gatos da realeza e mantidos em templos sagrados, são conhecidos como Wichien-Matt ou diamantes-lua, de lá foram levados para a Inglaterra em 1884, e de lá se espalharam para o resto do mundo.
    Seus pelos são curtos e aderentes ao corpo, textura fina e aderente ao corpo,suas cores são variadas seu corpo vai de tons de branco ao creme e suas extremidades do marrom escuro ao preto.
    Sua principal característica são as zonas de coloração mais escura, essas zonas chamadas de pontas, marcações, sinais e são identificados com o termo universalmente de: Points ou colourpoints.
     A cor mais escura resulta da mutação numa enzina, a tirosinase , envolvida na produção da melanina, essa enzina é sensível a temperatura, só é ativa nas zonas mais frias ou seja nas extremidades do corpo do animal.
    Tem porte médio com corpo longilíneo, com membros posteriores longos e finos.O siamês moderno deve ter a cabeça em forma de triangulo perfeito.Seus olhos são azuis e inclinados para o nariz.
   Seus miados são fortes e personalidades incomuns, seu comportamento as vezes são parecidos com os de um cão, alguns andam de coleira.
   Sua pelagem é de fácil manutenção requer escovação com escova média para a retirada do excesso de pelos mortos.
Uma curiosidade é que as crias nascem brancas e só escurecem depois com o desenvolvimento do filhote.
OLHE PARA OS MEUS OLHOS AZUIS E SE APAIXONE POR MIM HEHEHEHEHEE
Até a próxima.
Bjos e muitos ronronados.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Curiosidades do mês!!!!

           Meus leitores queridos esse mês não é uma curiosidade, mas sim várias reunidas com muito carinho por mim, especialmente para vocês, ai estão elas!
   *Humanos e gatos possuem a mesma região do cérebro responsável pelas emoções vai ver que está ai o motivo de nossos bichanos serem tão emotivos assim como nós humanos.
  * Os gatos possuem 245 ossos já os humanos possuem 206 ossos.
  *Gatos podem girar as suas orelhas independentemente a praticamente 180 graus e 10 vezes mais rápido que qualquer cão de caça.
  *Seus ouvidos afunilados , canalizam o som como um megafone.
  *Gatos enxergam 6 vezes melhor do que nós humanos a noite, porque necessitam de 1/6 de luz necessária para o homem enxergar.
  *O campo de visão do gato é de 185 graus.
  *Gatos enxergam desfocado.
  *Leva cerca de duas semanas para o gato começar a ouvir bem e sete dias para abrir os olhos.
 * Você já viu o gato cheirando de boca aberta sabe porquê?  É devido a um órgão olfatório presente no céu da boca do gato o Órgão de Jacobson, que é um analisador de odores.
  *Seus bigodes servem para medir distâncias.
  *Gatos trocam os dentes por volta dos sete meses, a partir dai a sua dentição é para a vida toda.
Nossa quanta coisa!!!! 

















Até a próxima.
Muitos beijos e muitos ronronados.

domingo, 4 de setembro de 2011

Esporotricose o que é?

    Conversando hoje pela manhã com uma amiga, ela me relatou que os casos de esporotricose em nossa cidade estão aumentando, após intensa pesquisa tive uma grande surpresa de quão grave essa doença pode ser se não tratada logo no inicio do quadro clinico.
                                  A final o que é Esporotricose?
       Esporotricose é uma zoonose causada por um fungo chamado Sporotrix Schenkii, seu principal contágio se dá por meio do ambiente natural, tanto os descuidados como em nossa própria casa, o contágio ocorre por meio de manuseio de objetos contaminados e ambientes que tenham o fungo presente, havendo assim inoculação do através do tecido subcutâneo se não tratado logo no incio com o agravamento da doença pode ocorrer comprometimento de órgãos vitais.
    Normalmente os sintomas começas com pequenas feridas que inflamam e acabam por virar uma úlcera purulenta,chamado cancro esporótrico, ah vale lembrar que a doença acomete humanos também não sendo fatal para humanos mas em felinos com o decorrer do ciclo da doença pode levar a óbito o mesmo.
   Muitos veterinários por omissão aos exames de cultura, não detectam a esporotricose, diagnosticando outra doença muitas vezes tumores e indicam a eutanásia como solução para problema, essa doença é pouco conhecida no meio veterinário, hoje já existem cursos de aperfeiçoamento para profissionais aprenderam a detectar essa doenças mais rápido e de forma que o diagnóstico seja correto.
   Não faço criticas aos veterinários mas sim uma consideração que após formados devem continuar aprendendo sempre assim como a medicina humana, a veterinária está em constante aperfeiçoamento, fazendo com que o profissional tenha que se reciclar constantemente para melhor atender aos bichinhos.
    Essa doença tem cura não aceite em hipótese nenhuma a eutanásia nem a cauterização dos ferimentos isso são absurdos cometidos por falta de conhecimento de alguns veterinários, aqui podemos indicar algumas pomadinhas e também remédios  para o tratamento da esporotricose, mas lembo vocês se a doença estiver em estado avançado procurem um veterinário pois seu gato corre risco de vida.
        Algumas remédios e pomadas  que podem auxiliar você na luta contra essa doença:
*Itraconazol:de todos é o que melhor responde ao tratamento, por ser na maioria das vezes bem tolerado, esse medicamento pode ser manipulado em farmácias, ele vem em pó granulado.
*Terbinafrina: só surte efeito na fase inicial da doença pois impede o crescimentos dos fungos.
*Cetoconazol:utilizado como coadjuvante no tratamento da esporotricose 
     Deve-se isolar os gatos doentes evitando-se que os mesmos não saiam para a rua para não ocorrer o contágio de outros animais, lembramos que o manuseio do animal deve ser feito com luvas de látex, o tratamento e longo e não deve ser interrompido nunca.
            E lembre-se: 
  NÃO ABANDONE SEU ANIMAL MESMO QUE ELE ESTEJA DOENTE, ESSA DOENÇA TEM CURA.
                  SEJA RESPONSÁVEL.
    Um bom dono esta do lado de seu animal nos momentos bons e também nos momentos difíceis, ele não irá lhe abandonar em momento nenhum , não abandone ele quando ele mais precisa de você seja consciente que você tem uma vida em suas mãos e que eles também sentem dor que nem nós humanos mas não são capazes de reclamar nem de pedir socorro, faça sua parte se você o tratar bem o mundo retribuirá,
      Lembre-se uma ação gera sempre uma reação, faça o bem e receberá o bem de alguma maneira quando você precisar.
       Ai fica o recado e um pouco de conhecimento para que vocês possam ajudar o próximo .
Até a próxima.
Muitos beijos e muitos ronronados.