quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Raça do mês:Sagrado da Birmânia.

O Sagrado da Birmânia apesar do nome é um gato de origem francesa e americana sendo uma raça recente começou a ser desenvolvida por volta do século XX.
Dizem que seus ancestrais foram gatos venerados como deuses nos antigos templos budistas na Ásia do Século XV. Conta a lenda que um sacerdote do templo dedicado à "deusa dourada dos olhos de safira"
possuía uma gata branca muito estimada que sempre estava ao seu lado nas orações. 
Certa noite o templo foi invadido e tentando impedir a profanação, o sacerdote  foi morto diante da imagem da deusa.Desesperada a gata pulou em cima do corpo sem vida de seu dono e aconteceu uma transformação: suas extremidades se tornaram escuras como a terra,  seu corpo dourado como o sol e seus olhos azuis como os da deusa e apenas as patas que estavam em contato com o morto continuaram brancas como se fossem luvas.
Depois disso,todos os gatos que nasciam no templo possuíam essas mesmas marcações e cores.
Seu  temperamento tem caráter tranquilo,afetuoso e a sua raça  é marcada por um miado doce,é extremamente conservador se afeiçoa a uma única pessoa e nunca mais deixa essa pessoa e exige atenção integral da mesma.
Se ficarem sozinhos por muito tempo podem entrar em depressão pois precisam de atenção constante, são antissociais com pessoa estranhas podem chegar ao extremo de morder se incomodados.
Seu porte é médio,seu pelo é fino e  sedoso não muito comprido,requer escovação diária e banhos quinzenais,suas principais caracteristicas  são as luvas brancas nas patas marrons,que só aparecem após os quatros meses de idade e os olhos muito azuis.

 


















Nenhum comentário:

Postar um comentário