quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Raça do mês: Norueguês da Floresta!

       Tem origem como o nome diz na Noruega onde é chamado popularmente de Norsk Skaukatt ou gato das neves.
          Tem pelagem densa longa e grossa, pois a necessidade de se abrigar durante os invernos frios da Escandinávia, transformou seu pelo num cobertor macio protegendo-o do frio e da neve, alem disso seu pelo é de fácil secagem após vinte minutos já se encontra seco totalmente protegendo-o assim de uma possível hipotermia, tem tamanho médio a grande e um corpo bem constituído.
          São inteligentes, cautelosos e exímios caçadores, sua personalidade na afetuosidade e independência, adoram espaços amplos.
         Não são recomendados para apartamentos e nem para climas quentes pois estão acostumados ao clima frio se viverem em clima quente é necessário fazer uma tosa no verão para minimizar os danos a saúde do gato.
         Apesar de serem peludos não precisam de um cuidado muito intenso com os seus pelos, pois estes se embaraçam dificilmente podem ser escovados 5 vezes na semana.

          Uma curiosidade dessa raça é que tem por hábito descer de árvores de cabeça para baixo e em espiral.








Até a próxima 
Muitos beijos e muito ronronados!!!

Rinotraqueite Viral Felina

     É uma doença do trato respiratório superior dos felinos tantos domésticos como selvagens ,causada pelo herpesvírus 1 (HVF-1), é transmitido pelo contato direto e o período de incubação é curto.
A rinotraqueite felina é uma doença viral, a maioria dos gatos que se recuperam da doença se tornam portadores assintomáticos, ou seja eles abrigam o vírus de forma incubada e podem transmitir para o ambiente, normalmente após períodos de estresse os felinos voltam a apresentar sintomas pois ocorre a multiplicação dos vírus.
    Os sintomas são  febre,espirros seguidos,conjuntivite, renite e salivação, há também aparecimento de aftas na boca,língua e nariz dos gatos que causam dor e impossibilitam o gato de comer.
     O tratamento deve ser iniciado logo após o aparecimento dos primeiros sintomas da doença, a mesma é fatal para filhotes, gatas prenhas transmitem o vírus cinco a sete dias após dar a luz por isso o alto índice de mortalidade felina no primeiro mês de vida.
     Por isso amigos leitores atenção a qualquer sintoma de rinotraqueite procurem ajuda veterinária logo, principalmente se o seu gatinho for um bebê ou estiver debilitado pois as chances de morte nesses casos aumenta bastante.
       A lembramos que há vacinas contra a rino, feitas logo quando o gato nasce que ajudam a prevenir a doença.
Até a próxima 
Muitos beijos e muitos ronronados.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Curiosidade do mês!

Porque gatos caem de pé????

Isso ocorre porque a transmissão das mensagens nervosas entre os ouvidos, os olhos,os músculos e as articulações ocorre tão rápido que faz com que o gato tenha um grande equilíbrio, porem é necessário que ele tenha tempo na queda para conseguir retornar o equilíbrio .
Quando esta caindo os estímulos nervosos enviam a mensagem para o cérebro do gato para que corrija a posição da cabeça em relação ao solo, para que ele alinhe o corpo isto tudo em questão de frações de segundos,caindo com as patas para baixo para que absorva o impacto da queda.
A elasticidade dos ossos dos gatos é de apenas 1/10 do que a borracha, por isso se um gato cair do décimo andar tem 90% de chances de sobreviver nos humanos essa taxa cai para 10%.
Nossos bichanos são perfeitos mesmo!!!!

sábado, 6 de agosto de 2011

Heterocromia? O Que È Isso?

             Você sabia que gatos brancos tem maior probabilidade de serem surdos, a não ser que tenham olhos de cores diferentes,característica conhecida por heterocromia, cujos portadores são denominados gatos de olhos impar.
           Após o último post fiquei curiosa para saber qual a origem do problema, e descobri que é uma anomalia genética, na qual um individuo possui um olho de cada cor,isto ocorre devido uma alteração no gene EYCL3 no cromossomo 15, que indica a quantidade de melanina que o olho apresentará, consequentemente muita melanina gera a cor marrom poucas vezes ocorre a ocorrência de olhos com a cor azul no individuo.
         Já o gene EYCL1,que indica a quantidade de pigmento de gordura é responsável pela nuance de tons azul a verde. Apesar de haver o componente genético envolvido,outros fatores podem concorrer para a heterocromia, como a  Síndrome de Waardenburg,que gera surdez e provoca essa alteração, o mais comum é que ocorra através de lesões ou derrames que causem a modificação da quantidade de melanina na retina.
       Por isso amigos leitores fiquem de olho qualquer mudança procurem um veterinário para mais
informações.  
                           Muitos beijos e muitos ronronados 
                                          Até a próxima

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Um Pouco Mais da História dos Nossos Bichanos.

                A história da domesticação dos nossos bichanos iniciou-se no Oriente Médio,nas primeiras vilas agriculturais, os sinais mais antigos da associação dos gatos aos humanos datam se 9500 anos atrás na ilha de Chipre.
            Já no Egito com gravuras,pinturas e estatuas de gatos,indicam a relação desses animais com os egípcios data de pelo menos uns 5000 mil anos atras, havia elementos que foram encontrados em escavações que relatam que gatos eram venerados nessa época e considerados animais sagrados.
          A deusa Bastet, a deusa da fertilidade e da felicidade,considerada protetora e benfeitora do homem era representada por uma mulher com cabeça de gato e frequentemente figurava cercada de gatos em seu entorno, na verdade o amor dos egípcios por esses animais era tão intenso que era proibido exporta-los ,qualquer viajante que fosse pego traficando um deles teria pena de morte
        Quem matasse um gato era punido da mesma forma,e , em caso de morte natural do animal,seus donos deveriam usar trajes de luto.
         Ao chegarem a Pérsia antiga,também passaram a ser venerados e havia crenças de que,quando maltratados corria-se risco de estar maltratando-se um espirito amigo,criado especialmente para fazer companhia ao homem durante sua passagem na terra.
         Na verdade é que nenhum povo resistiu ao chame desses peludinhos.





Os lindos gatos neste posta são da querida amida e protetora  Sabrina Vecchio, e é a ela que sera dedicado uns dos próximos posts.
 Obrigada amada por nos ceder as maravilhosas fotos de seus lindos gatinhos
.Beijos e muitos ronronados !!!
Até a próxima!!!

Remédio Caseiro para cortes em animais.

               A algumas semanas a Agatha,chegou em casa após um de seus passeios matinais com um corte na barriga não muito extenso mas que havia infeccionado,não sabemos qual a origem ,tentamos usar uma pomada não adiantou,usamos azul de metileno e iodo ambos não surtiram efeito,começamos a nos preocupar o que iriamos fazer para curar ela????
              A resposta estava dentro da geladeira! Isso mesmo Dentro da geladeira, um simples pedaço de banha pura,aquela usada na culinária pra se fazer pasteis e outros salgados.
              Deixamos a banha um pouco fora da  geladeira para amolecer,limpamos o ferimento com soro fisiológico e aplicamos em cima do ferimento após três dias a infecção cedeu e o corte fechou.


Ai fica a dica seu bichinho se cortou ou se machucou,use essa receita caseira,não restará nem cicatriz.









Muitos Beijos e muitos ronronados!!!
Até a próxima.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Sejam Bem Vindos!!!!

               Boa noite caros leitores meu nome é Isadora Maria de Oliveira, tenho 17 anos e mora em uma cidade da Serra Gaúcha mais exatamente na cidade de Gramado.
Bom este blog não é para falar de mim mas dos meus amados bichanos hoje já são sete, todas meninas algumas adotadas da Ong Consciência  Animal, outras que apareceram por aqui e foram ficando e hoje já fazem parte da família.
           Cada uma em sua maneira,seu jeito suas manias, ahhh como é dificil as vezes administrar SETE gatas de uma vez,uma batalha diária mas que pequenos gestos  desses pequenos animais recompensam qualquer trabalho, qualquer sujeira qualquer gasto.
            Meu amor pelos gatos começou quando eu era ainda criança, me recordo que a minha primeira gata foi a Mimi , uma gata preta,que havia se escondido embaixo da casa para dar cria depois de um tempo ela ficou mansinha, e acabou ficando por aqui, não me recordo como ela morreu, ela simplesmente sumiu e só ficaram as lembranças vagas de uma criança e seu primeiro gato.
            O tempo passou e conheci três anos atrás a Ong Consciência  Animal, bonito trabalho desempenhado por pessoas que levam a causa a sério, após muita insistência minha, minha mãe e minha tia aceitaram adotar um gato, ai é que começa a história que segue até hoje firme em seus ideais.
Nessa época adotamos a Agatha Maria, uma gata rajada de amarelo e branco, que com o tempo se tornou o mascote da casa, e que adora roubar os cobertores que compramos para ela deitar em cima, esta com nós           a três anos e no dia de natal irá completar seu quarto aninho.
           Depois dela vieram a Cristal, uma gata tricolor peluda que tambem adotamos, a Jabuticaba uma menina pretinha e pequena que não cresce mas esse é o charme dela.Tem dai a Esmeralda,a Pira Pirata,A Tia Margarete,e a Róginha essas ultimas quatro não são domesticadas, nós as alimentamos por pena e porque sempre tem lugar para mais um ou uns hehehehehe , mas a esperança é a ultima que morre quem sabe um dia amansem .
         Agora vocês já conhecem  um pouco de mim e de meus bichanos , com o passar dos dias irei descrever mais sobre cada uma, suas rotinas e também irei postar dicas e muitos outros assuntos decorrentes desse blog.
Aguardem vêem muito por ai, fiquem ligados!!!!
Beijos e alguns ronronados.