quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Rinotraqueite Viral Felina

     É uma doença do trato respiratório superior dos felinos tantos domésticos como selvagens ,causada pelo herpesvírus 1 (HVF-1), é transmitido pelo contato direto e o período de incubação é curto.
A rinotraqueite felina é uma doença viral, a maioria dos gatos que se recuperam da doença se tornam portadores assintomáticos, ou seja eles abrigam o vírus de forma incubada e podem transmitir para o ambiente, normalmente após períodos de estresse os felinos voltam a apresentar sintomas pois ocorre a multiplicação dos vírus.
    Os sintomas são  febre,espirros seguidos,conjuntivite, renite e salivação, há também aparecimento de aftas na boca,língua e nariz dos gatos que causam dor e impossibilitam o gato de comer.
     O tratamento deve ser iniciado logo após o aparecimento dos primeiros sintomas da doença, a mesma é fatal para filhotes, gatas prenhas transmitem o vírus cinco a sete dias após dar a luz por isso o alto índice de mortalidade felina no primeiro mês de vida.
     Por isso amigos leitores atenção a qualquer sintoma de rinotraqueite procurem ajuda veterinária logo, principalmente se o seu gatinho for um bebê ou estiver debilitado pois as chances de morte nesses casos aumenta bastante.
       A lembramos que há vacinas contra a rino, feitas logo quando o gato nasce que ajudam a prevenir a doença.
Até a próxima 
Muitos beijos e muitos ronronados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário