sábado, 6 de agosto de 2011

Heterocromia? O Que È Isso?

             Você sabia que gatos brancos tem maior probabilidade de serem surdos, a não ser que tenham olhos de cores diferentes,característica conhecida por heterocromia, cujos portadores são denominados gatos de olhos impar.
           Após o último post fiquei curiosa para saber qual a origem do problema, e descobri que é uma anomalia genética, na qual um individuo possui um olho de cada cor,isto ocorre devido uma alteração no gene EYCL3 no cromossomo 15, que indica a quantidade de melanina que o olho apresentará, consequentemente muita melanina gera a cor marrom poucas vezes ocorre a ocorrência de olhos com a cor azul no individuo.
         Já o gene EYCL1,que indica a quantidade de pigmento de gordura é responsável pela nuance de tons azul a verde. Apesar de haver o componente genético envolvido,outros fatores podem concorrer para a heterocromia, como a  Síndrome de Waardenburg,que gera surdez e provoca essa alteração, o mais comum é que ocorra através de lesões ou derrames que causem a modificação da quantidade de melanina na retina.
       Por isso amigos leitores fiquem de olho qualquer mudança procurem um veterinário para mais
informações.  
                           Muitos beijos e muitos ronronados 
                                          Até a próxima

Nenhum comentário:

Postar um comentário