domingo, 4 de setembro de 2011

Esporotricose o que é?

    Conversando hoje pela manhã com uma amiga, ela me relatou que os casos de esporotricose em nossa cidade estão aumentando, após intensa pesquisa tive uma grande surpresa de quão grave essa doença pode ser se não tratada logo no inicio do quadro clinico.
                                  A final o que é Esporotricose?
       Esporotricose é uma zoonose causada por um fungo chamado Sporotrix Schenkii, seu principal contágio se dá por meio do ambiente natural, tanto os descuidados como em nossa própria casa, o contágio ocorre por meio de manuseio de objetos contaminados e ambientes que tenham o fungo presente, havendo assim inoculação do através do tecido subcutâneo se não tratado logo no incio com o agravamento da doença pode ocorrer comprometimento de órgãos vitais.
    Normalmente os sintomas começas com pequenas feridas que inflamam e acabam por virar uma úlcera purulenta,chamado cancro esporótrico, ah vale lembrar que a doença acomete humanos também não sendo fatal para humanos mas em felinos com o decorrer do ciclo da doença pode levar a óbito o mesmo.
   Muitos veterinários por omissão aos exames de cultura, não detectam a esporotricose, diagnosticando outra doença muitas vezes tumores e indicam a eutanásia como solução para problema, essa doença é pouco conhecida no meio veterinário, hoje já existem cursos de aperfeiçoamento para profissionais aprenderam a detectar essa doenças mais rápido e de forma que o diagnóstico seja correto.
   Não faço criticas aos veterinários mas sim uma consideração que após formados devem continuar aprendendo sempre assim como a medicina humana, a veterinária está em constante aperfeiçoamento, fazendo com que o profissional tenha que se reciclar constantemente para melhor atender aos bichinhos.
    Essa doença tem cura não aceite em hipótese nenhuma a eutanásia nem a cauterização dos ferimentos isso são absurdos cometidos por falta de conhecimento de alguns veterinários, aqui podemos indicar algumas pomadinhas e também remédios  para o tratamento da esporotricose, mas lembo vocês se a doença estiver em estado avançado procurem um veterinário pois seu gato corre risco de vida.
        Algumas remédios e pomadas  que podem auxiliar você na luta contra essa doença:
*Itraconazol:de todos é o que melhor responde ao tratamento, por ser na maioria das vezes bem tolerado, esse medicamento pode ser manipulado em farmácias, ele vem em pó granulado.
*Terbinafrina: só surte efeito na fase inicial da doença pois impede o crescimentos dos fungos.
*Cetoconazol:utilizado como coadjuvante no tratamento da esporotricose 
     Deve-se isolar os gatos doentes evitando-se que os mesmos não saiam para a rua para não ocorrer o contágio de outros animais, lembramos que o manuseio do animal deve ser feito com luvas de látex, o tratamento e longo e não deve ser interrompido nunca.
            E lembre-se: 
  NÃO ABANDONE SEU ANIMAL MESMO QUE ELE ESTEJA DOENTE, ESSA DOENÇA TEM CURA.
                  SEJA RESPONSÁVEL.
    Um bom dono esta do lado de seu animal nos momentos bons e também nos momentos difíceis, ele não irá lhe abandonar em momento nenhum , não abandone ele quando ele mais precisa de você seja consciente que você tem uma vida em suas mãos e que eles também sentem dor que nem nós humanos mas não são capazes de reclamar nem de pedir socorro, faça sua parte se você o tratar bem o mundo retribuirá,
      Lembre-se uma ação gera sempre uma reação, faça o bem e receberá o bem de alguma maneira quando você precisar.
       Ai fica o recado e um pouco de conhecimento para que vocês possam ajudar o próximo .
Até a próxima.
Muitos beijos e muitos ronronados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário