sábado, 24 de setembro de 2011

FLUTD- Doença do Trato Urinário Inferior Dos Felinos.

     Essa enfermidade compreende várias desordens do trato urinário inferior dos felinos(uretra,ureteres e bexiga), atinge menos de 1% de toda população felina mundial.
        Antigamente era conhecida como SUF ( síndrome urológica felina), necessita de exame apurado pois é comum ser confundida com outras doenças.
Sinais clínicos mais frequentes:
*Hematúria: presença de sangue na urina
*Disúria: dor ou dificuldade de urinar
*Polaquiúria: urinam muitas vezes ao dia e em pouca quantidade.
*Obstrução uretral:presente ou não.
*Permanecem muito tempo em posição de micção( em posição para urinar).

Fatores que contribuem para o aparecimento da doença:
-Idade:muito frequente em gatos jovens entre dois e cinco anos.
-Sexo:a probabilidade é igual para machos e fêmeas porem, devido a anatomia da uretra do macho( longa e estreita),a propensão do aparecimento da forma obstrutiva da doença é maior e geralmente ocorre na porção peniana da uretra. As fêmeas por possuírem a uretra mais curta e larga não tem menor probabilidade de desenvolver a doença na forma obstrutiva.
-Sedentarismo:animais com pouca atividade física podem ficar obesos, ingerir menor qualidade de água e procurar menos vezes a caixa sanitária para fazer suas necessidades.Isso leva a uma maior concentração de de urina, predispondo então a maior precipitação de cristais.
-Dietas:a qualidade do alimento fornecido, bem como a forma pela qual é administrado, são de extrema importância para a prevenção dessas doenças. O alimento deverá ter um rigido controle dos minerais , possuir alto grau de digestibilidade e ainda assim possuir todos os nutrientes necessários ao desenvolvimento e manutenção dos animais.
Tipos de FLUTD:
*Tampões uretrais: são precipitados desorganizados compostos de uma matriz coloidal(de natureza desconhecida), associados a quantidades variadas de material cristalóide, responsável por 22% dos casos.
*Urolitiase: Conhecida por cálculo, responsável por 23% dos casos, é representada pela formação de urólitos, concreções organizadas, macroscópicas, policristalinas e compostas primariamente de cristalóides orgânicos e inorgânicos. Essas substâncias aglomeram-se e formas os já conhecidos cálculos, na maioria das vezes de estruvita ou oxalato de cálcio.
     O PH urinário é um dos fatores de suma importância para a detecção do tipo de urólitos. ambos tampões e urólitos, apresentam sintomatologia bastante semelhantes, porem tratamentos totalmente diferentes.















Cálculos urinários em um felino!

Lembro de novo que a qualquer sintoma da doença procurem um veterinário pois só ele vai poder receitar o tratamento adequado para cada caso.

Até a próxima.
Muitos beijos e muitos ronronados.


2 comentários: